Muitos usuários já tiveram a infelicidade de bater de frente com o erro de “sem conexão” ao acessar a Play Store
Solução #1 – Conta do Google ou Gmail
Solução #2 – Limpeza do Cache
Acessar as configurações do sistema, depois toque em “Aplicativos”, na sequência procure pelo Google Play Store na aba “Baixados” e toque no aplicativo para visualizar as informações do mesmo.
Na próxima tela toque no botão “Forçar parada” e confirme a interrupção do aplicativo:
Agora o último passo é limpar é o cache propriamente dito, basta tocar no botão “Limpar dados” e confirmar a mensagem de limpeza:
A partir desse momento você provavelmente conseguirá acessar a Play Store. A limpeza do cache pode se tornar repetitiva e cansativa sempre que ocorre um erro no Android e seus aplicativos, por isso confira um artigo prático sobre limpeza de cache e liberação de espaço no dispositivo.
Solução #3 – Acertar a Data e Hora do Android
O Google sempre verifica a data e hora do seu dispositivo quando você tenta utilizar a loja de aplicativos. Por isso essa informação deve estar sempre correta para que você possa fazer seus downloads e navegar normalmente no aplicativo.
Se a data do seu dispositivo está incorreta, acesse as configurações do Android, depois role a página até a opção “Data e hora” e por fim modifique as opções “Definir data” e “Definir horário”.
Solução #4 – Reinstalar o Aplicativo Play Store
Na solução #2 você aprendeu como acessar as informações do aplicativo Play Store, pois saiba que na mesma tela há um botão chamado “Desinstalar atualizações”. Feito isso, baixe o APK da última versão da Play Store e faça a instalação do mesmo.
Solução #5 – Conexão Wi-Fi ou Dados Móveis ( 3G/4G )
Nesse tipo de solução temos dois cenários:
- Por algum motivo você ou seu dispositivo simplesmente está desconectado da rede Wi-Fi ou 3G/4G ( Na maioria dos casos isso aconteceu devido ao usuário ter ativado o modo avião ).
- O Wi-Fi pode estar mal configurado.
Solução #6 – Proxy e VPN
- Vá até a configurações do Android, depois toque em Wi-Fi ( ou Wireless e Conexões de Rede ), altere a conexão atual e remova qualquer tipo de proxy;
- Desconecte-se de qualquer VPN ( tanto pela configuração ou nativa ) ou via aplicativo de terceiros.
Solução #7 – Apague o Arquivo hosts
Você só poderá seguir esse método se tiver o root habilitado no dispositivo. Se você tem esse recurso habilitado, utilize um gerenciador de arquivos root ( como o Root Explorer ou ES File Explorer ) e depois:
- Acesse a pasta /root/system/etc
- Apague o arquivo hosts.txt
Solução #8 - Factory Data Reset
O precedimento de Factory Reset é certamente a última opção à seguir quando algum aplicativo ou configuração do sistema não voltar ao normal pelos métodos convencionais. Mas tenha em mente que o Factory Reset apaga todas as informações do dispositivo, reconfigurando o Android com as definições de fábrica.
Tenho certeza que ao menos um dos métodos citados aqui resolverá seu problema e você conseguirá baixar seus aplicativos, jogos, filmes e livros na Play Store.
Você conseguiu resolver o erro de sem conexão no seu dispositivo?
0 comentários:
Postar um comentário